Como escolher esquadrias?

A arquitetura é bastante complexa e engloba questões técnicas, como todos sabemos! Enfim, as aberturas são estudadas e posicionadas de modo que haja o melhor aproveitamento da luz, circulação do ar e isolamento acústico e térmico nas construções. As aberturas (portas, janelas, portões, venezianas, etc) são denominadas esquadrias e esse fechamento é um dos itens mais importantes de uma obra e/ou reforma. É considerada um dos itens mais custosos e pode chegar a quase 20% do valor total de uma construção de alto padrão.

Justamente por se tratar de um item oneroso, muitas vezes a opção por fechamentos mais simples e menos versáteis é a escolha de muitos. Hoje as chamadas esquadrias de vidro auto-portante é bastante difundida e a preferida por aqueles que buscam economia. Entretanto, temos dificuldade em chamar os fechamentos em blindex de esquadrias. Por que? Vamos lá!

São muitos os tipos de esquadrias e eles variam não somente em relação ao material, mas a natureza da abertura. A escolha do material, sua tonalidade e tipo de abertura e acessórios irão influenciar, inclusive, no estilo arquitetônico da edificação. Os materiais mais utilizados são o alumínio, madeira e PVC. Todos esses permitem os mais variados desenhos e tipos de abertura.

As esquadrias de madeira, aluminio ou PVC, por exemplo, são modelos mais robustos e que atendem aos requisitos mais complexos de uma construção. É possível ter mais segurança, isolamento térmico e acústico, menor riscos de infiltrações, além de diversas opções de acessórios, como tela mosqueteiro, venezianas, grades, etc. Por todas essas razões as consideramos melhores esquadrias que aquelas de vidro temperado, o famoso blindex, já que esse tipo de fechamento é carente em isolamento termoacústico, não permite diversos tipos de abertura e tampouco reduz os riscos de infiltrações.

A nossa dica é investir em esquadrias mais robustas e completas! A solução arquitetônica será, sem dúvidas, muito mais eficiente energeticamente. O uso de janelas e portas que possibilitem uma vedação do ambiente externo proporciona economia energética sendo, portanto, muito mais interessante para o conforto e o bolso do usuário.

Se o caso é economia e economia, aposte naquelas padronizadas e com perfis menos espessos. Existem boas opções na GRAVIA, por exemplo.

Vamos postar algumas fotos! O resultado é muito melhor que os fechamentos com o vidro temperado. Acreditem!

images 3 imagesCAJUM5K8

images 2

Sobre fattoarquitetura

Dicas sobre arquitetura, decoração e inspiração! Projetos de design, projetos interessantes, projetos para amplos espaços, projetos para pequenos apartamentos, projetos para grandes casas, reformas, materiais sustentáveis, enfim, tudo que for interessante!
Esse post foi publicado em Arquitetura portas, Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Como escolher esquadrias?

  1. Thalyta disse:

    Bom dia. Qualquer janela de aluminio pode? Pesquisei e vi a marca sassasaki. Conhecem? Eu tenho também muito problema de segurança. Grades? O que acham?
    Obrigada,
    Thalyta

    • Oi Thalyta,
      desculpe a demora para a resposta, mas estivemos viajando, para conferir as novidades da Revestir.
      Mas vamos lá. Existe uma variedade enorme de marcas de janelas de aluminio, entre as quais você pode escolher. Em nosso post demos o exemplo das esquadrias da Gravia, por ser uma arca bem conhecida. A marca Sassasaki é uma marca também bem conhecida no mercado.Na hora de escolher, é bom ver os acabamentos, os tipos de abertura, além de manusear a esquadria na loja. Abra e feche uma janela, por exemplo, para ver se é leve, não emprerra, esse tipo de coisa. A marca Sassasaki é uma marca também bem conhecida no mercado.
      Quanto às grades, é uma decisão bem complicada. Muitas vezes elas “enfeiam”a fachada, mas a segurança é importante. Se você achar necessário uso de grades, procure modelos diferentes, que combine com a sua fachada. Muitas vezes vale a pena pedir para um serralheiro confeccionar um modelo desenhado para a sua casa, de modo que você não fique com aquelas grades comuns e que tanto desagradam.
      Espero ter te ajudado!
      Abraços,
      Tatiana

  2. Bruno Andrade disse:

    Caras arquitetas,
    Estou construindo e optei por colocar blindex em todas as janelas. Não vejo problema algum e meu arquiteto disse que hoje é a melhor opção em termos de esquadrias. Gostaria de deixar registrado minha opinião. Até porque são muito mais bonitas que essas janelas compradas em lojas como Leroy.
    Bruno.

    • Bom dia Bruno,
      Para cada projeto, existe uma solução que se adequa melhor. Se seu arquiteto lhe indicou o blindex, tenho certeza de que foi pensando no projeto como um todo.
      Nossas ressalvas em relação ao blindex são apenas na questão da vedação em alguns modelos de abertura e na limitação quanto ao tipo de aberturas. Vale ressaltar que as janelas de aluminío e PVC também podem ser feitas sob medida, não se limitando àquelas vendidas prontas.
      Obrigada pela sua opinião. Essas participações são importantes para nós
      Tatiana

  3. Claudia Silva Santos disse:

    Arquitetas,
    Sempre tive dúvidas sobre qual janela colocar em minha nova morada. Minha arquiteta em Brasília me indicou o blindex mesmo. Questionei, pois nas melhores fotos as janelas e portas são mais robustas e com uma moldura linda!!
    Adorei o post! Fico ainda com mais dúvidas! Será mesmo mais interessante colocar janelas da gravia, marca tão popular, no lugar das janelas com medidas especiais em blindex?
    O que faço? Ainda posso bater o pé e mudar o meu projeto. Ajudem!
    Obrigada,
    Claudia

    • Oi cláudia,
      Como dissemos no post, o blindex não possui uma vedação tão eficiente como outros tipos de esquadrias, tampouco alguns tipos de abertura.
      Mencionamos as esquadrias da Gravia, para exemplificar, justamente por ser uma marca tão conhecida e acessível. Mas existem diversas marcas de esquadrias de alumínio e PVC, de vários padrões disponíveis no mercado. Também é possível fazê-las sob medida para sua obra, determinando o vão, as aberturas e as molduras.
      Se quiser saber mais, mande-nos um e-mail!
      Abraços,
      Tatiana

  4. Monica disse:

    BOA TARDE.
    COMO MORO NUMA REGIÃO ALTA E DE FRENTE AO RIO, COM POUCAS CASAS CONSTRUIDAS, FICO SUJEITA AOS ELEMENTO NATURAIS (MUITO VENTO COM POEIRA E MILHÕES DE INSETOS). COLOQUEI VIDRO TEMPERADO, FICOU BONITO POREM ME ARREPENDI POR CAUSA DA VEDAÇÃO QUE É TOTALMENTE INEFICIENTE. TALVEZ SEJA A MÃO-DE-OBRA INCAPAZ, MAS AGORA TEREI QUE TROCAR TODAS AS JANELAS. PORTANTO CREIO QUE A ESCOLHA TAMBEM DEPENDE DO LOCAL DA RESIDENCIA.

  5. Marilia disse:

    Em minha construção há uma porta grande de correr para a área da piscina (5,15 x 2,50) e eu também estou convencida de que as esquadrias de alumínio com vidro são mais bonitas do que as de somente vidro temperado. No entanto, estou preocupada quanto ao custo destas esquadrias e, dependendo dos valores, terei que optar pelo vidro temperado, infelizmente. A diferença de preço entre elas é muito grande? Aproximadamente quantos %?
    Obrigada.

    • Marilia,
      As esquadrias de alumínio, principalmente as sob medida, tem um custo mais elevado que os fechamentos feitos em vidro temperado. Entretanto, são muito mais resistentes e no que toca à vedação, segurança, desempenho de corrediças e isolamento acústico são infinitamente superiores.
      A diferença de custo entre elas pode ser bastante considerável, mas com algumas dicas você pode enxugar o orçamento e conseguir algo mais econômico. Tratando-se de um vão tão específico, sugiro buscar uma empresa que faça peças sob medida, escolha um perfil mais simples, cor prata e vidro de menor espessura, os custos podem ser consideravelmente reduzidos.
      Boa sorte!
      Carolina

  6. Pedro Reis disse:

    Olá,
    Parabéns pelo blog. Os posts são interessantíssimos e ajudam demais a decidir na hora de construir.
    Havia pesquisado um pouco sobre as esquadrias de alumínio e o blindex. De fato o blindex custa cerca de 25% a menos que as esquadrias em alumínio e vidro, porém o custo benefício é muito maior usando as esquadrias de alumínio.
    É certo que cada projeto tem sua solução, mas as esquadrias de alumínio e vidro são muito melhores.

    Estou quase finalizando minha casa e fique na dúvida entre por esquadrias de alumínio na cor branca ou bronze. Vocês poderiam dar uma dica das vantagens estéticas de cada uma das cores?

    Obrigado

    • Olá, Pedro. Ficamos felizes por ter gostado.
      Sobre a cor das esquadrias confesso não ser fácil responder, pois depende muito do estilo da casa. Casas mais modernas e com revestimentos em pintura clara ficam interessantes com as janelas de moldura e estrutura brancas, já aquelas que tem mais madeira ou paredes mais escuras ficam com um resultado mais harmônico quando escolhemos as esquadrias na cor bronze.
      Espero ter ajudado!
      Abraços.

  7. Felipe disse:

    Ótima matéria, muito esclarecedora e verdadeira!
    Sou fabricante e apaixonado por tudo quando se trata em esquadrias, sempre colocamos todos estes detalhes citados na matéria para nossos clientes, de fato, a esquadria em alumínio é a melhor opção, baixa manutenção, hoje na maior parte do país os perfis são tratados com pintura eletrostática, aumentando a durabilidade do perfil, maior facilidade para limpeza e uma imensa variedades de tons, inclusive imitando madeira, hoje, por exemplo temos sistemas que permitem portas de 6,0 m de altura sem nenhuma divisão
    As esquadrias em sua grande maioria atendem a norma técnica NBR10821 o que é de extrema importância, já as portas e janelas “Blindex” não se enquadram e são sempre reprovadas em testes de estanqueidade.
    Ainda temos que evoluir muito para chegarmos ao que temos de sistemas em esquadrias na Europa, mas já possuímos conhecimento e tecnologia para fabricação das mesmas que usam lá, o que nos falta é mercado, infelizmente o brasileiro precisa entender a importância de uma esquadria, conforto térmico, acústico e segurança.
    Felipe
    http://www.delreybox.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s