Tudo ao alcance…

quarto menina - thebooandtheboy

Uma visão geral… Lindo, colorido, adorei!!

Essa semana será totalmente dedicada aos princípios do método montessoriano, criado por Maria Montessori,  mundialmente conhecida,  e que revolucionou a maneira como a criança é respeitada e compreendida atualmente. O assunto da semana não será o método, mas o quarto montessoriano.

Já falamos um pouco sobre o cantinho da cama, vamos abordar um pouco sobre a organização do ambiente.

camas, soluções no estilo montessori!

camas, soluções no estilo montessori!

Ambientes ricos e estimulantes proporcionam às crianças a capacidade de aprender sozinhas por meio de suas próprias experiências. Tornando-as capazes de se desenvolverem de forma espontânea, criativa e saudável. Criar espaços seguros e livres promovendo a autonomia dos pequenos.

Na hora de arrumar os brinquedos…

nichos brinquedos - casadavalentina

Nichos abertos, móveis feitos para os pequenos, tudo ao alcance deles…

brinquedos ao alcance - dyi mama

nichos baixos, acesso e fácil organização! Adorei!!

casa valentina

Tudo sob medida! Cavalete, cadeira, nichos. Para eles sob medida!

ds

cantinho pensado para eles descobrirem o mundo! Ameii!!!

brinquedoteca - anabuji.blogspot.com.br

eles escolhem… o tapete de grama sintética deu um toque especial. Gostei!! A pintura negra para os desenhos em meia parede também ficou super interessante!

quarto menino

Sem muita cor, com grande estilo! Amei!

Um cantinho para leitura…  

montessori leitura-casa valentina

cantinho da leitura…. fofo demais!

“O primeiro passo para a montagem de um quarto infantil é adotar o ponto de vista da criança. Aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. Os brinquedos dela são dela, e podem ser deixados em prateleiras baixas o suficiente para que os alcance.

O ponto de vista da criança não é só a altura de seus olhos ou o alcance de seus braços, mas o comprimento de suas pernas. Um quarto muito grande no qual haja brinquedos e materiais por todas as paredes é pouco prático, caro, dá trabalho para limpar e organizar e a criança não consegue de nenhuma forma controle total sobre seu ambiente.” ¹

Pense no espaço para eles, dimensionado para os pequenos poderem tudo.  Nada precisa ser muito sofisticado. As crianças gostam de ser, muito mais que de ter.  Se pudermos proporcionar a elas a possibilidade de se tornarem seres humanos plenamente desenvolvidos, isso já as satisfaz. Assim, poucas coisas são realmente necessárias no quarto infantil: um espelho horizontal baixinho; estantes baixinhas; uma barra na parede; espaço livre e uma janela que ilumine bem o cômodo.²

imagens: 01,02,03,04,05,06,07,08

Sobre fattoarquitetura

Dicas sobre arquitetura, decoração e inspiração! Projetos de design, projetos interessantes, projetos para amplos espaços, projetos para pequenos apartamentos, projetos para grandes casas, reformas, materiais sustentáveis, enfim, tudo que for interessante!
Esse post foi publicado em criança, Dicas, montessori, Organização, Quartos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s