Projeto de um quarto montessoriano – Inspiração de sexta-feira! Fica a dica!!

Depois de observar o desenvolvimento do meu segundo bebê, hoje com 9 meses, que teve a oportunidade de usufruir de um espaço pensado totalmente para eles, vejo como ter um cantinho especialmente projetado sob o ponto de vista da criança faz toda diferença!

Qualquer quarto, de variados tamanhos, pode ser adaptado sim! Escolhi um cômodo de um apartamento localizado em Brasília, DF, para ilustrar o resultado da semana. O espaço tem aproximadamente 13m² com 2,95×4,40m.

Vamos ver como ficou? Hoje eu posto apenas a planta baixa, semana que vem prometo mostrar as imagens de cada cantinho!!

projeto

Pensei em aproveitar cada cantinho e fazer do conjunto o melhor local da casa para os pequenos! Comecei pela cama, escolhi um colchão de solteirão, 1,00×1,98, desenhei uma cama bem baixinha e a deixei centralizada na maior parede do quarto. A cama vira um sofá baixinho durante o dia, super versátil.

Depois resolvi deixar o maior espaço possível coberto com um tapete emborrachado EVA para deixar seguro o engatinhar e os tropeços, além de proporcionar mais espaço para brincar, aprender, se mover e ser livre!!

Na outra parede desenhei nichos para guardar brinquedos e outros objetos, além de baldes flexíveis para brinquedos e peças menores.

Em um dos cantos coloquei um puff bola próximo a estreitas estantes de livros, a fim de promover um espaço para leitura em família ou sozinho, como eles quiserem…

Na mesma parede reservei um espaço para uma televisão, solução que causou bastante polêmica por aqui, mas confesso que coloquei… Meus filhos gostam tanto do quarto que ter um momento com eles para assistir aos filmes e desenhos preferidos fazia parte dos meus planos. A verdade é que usamos muito pouco, embora eu adore me jogar na cama e assistir aos 15 minutos que eles conseguem se concentrar juntinhos…

Atrás de tudo isso resolvi instalar uma placa de aço (pintada para instalar imãs) e uma folha de fórmica lousa para estimular o desenho livre.

O espelho e a barra, que seriam utilizados apenas pela bebê, também entraram em cena! Utilizei todo o espaço embaixo da janela, cobri boa parte da parede com um espelho horizontal colado na alvenaria e instalei uma pequena barra no centro. Tudo isso para incentivar o aprendizado do caminhar sem a completa dependência dos pais. Ademais, é incrível observar os bebês se olhando, conhecendo cada parte do seu corpo e interagindo com eles mesmos diante do espelho! Às vezes observo o mais velho se olhando e dançando na frente do grande espelho… Divertido demais!

A ideia da semana era quebrar o paradigma dos tradicionais quartos de criança e bebês, destacando a importância dos espaços feitos sob medida para os pequeninos. Mães de primeira viagem normalmente ficam perdidas na escolha do estilo, espero ajudar com um pouco da minha experiência pessoal. Muitas vezes faço projetos de quartos tradicionais, que são lindos e muito práticos nos primeiros meses de vida, mas muitos de meus clientes me relatam que usam outras partes da casa, onde colocam um tapete e alguns brinquedos, para que suas crianças possam brincar. Com um quarto montessoriano você pode deixar a casa como sempre foi (antes e depois dos filhos) destinando um local especifico para dormir, brincar e se desenvolver especialmente desenhado para eles! Incrível, não?

Sobre fattoarquitetura

Dicas sobre arquitetura, decoração e inspiração! Projetos de design, projetos interessantes, projetos para amplos espaços, projetos para pequenos apartamentos, projetos para grandes casas, reformas, materiais sustentáveis, enfim, tudo que for interessante!
Esse post foi publicado em criança, Dicas, montessori, Organização, Quartos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Projeto de um quarto montessoriano – Inspiração de sexta-feira! Fica a dica!!

  1. Luciane disse:

    Olá! Adorei as dicas! Onde encontro as fotos do quarto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s